Nova implantação do eSocial Simplificado, poderá refletir nos módulos web.

No conteúdo de hoje vamos esclarecer um pouco mais sobre a simplificação do eSocial, pois, o mesmo poderá refletir nos módulos web. Continue conosco e fique por dentro do assunto.

O que é eSocial?

Este é um “Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas”.  O eSocial é um projeto do governo federal criado por meio do decreto 8.373 de 11 de dezembro de 2014, este sistema unifica o envio das informações dos seus empregados e estagiários.

Atualização do eSocial

Este Sistema de Escrituração, como já dito anteriormente, passará por atualizações, esta visa simplificar o sistema, a mesma estima-se acontecer, na próxima segunda-feira dia 17, 2021.

Módulos Web

As alterações do eSocial vão refletir também nos módulos web, com isto, provavelmente acontecerá uma parada programada.

Atualização do eSocial Doméstico

Este ocorreu no dia 17 de maio, bem como a entrada em produção da nova versão S-1.0. Com isto, o eSocial começará a atuar em uma nova versão, até mesmo com a retirada de muitos campos que foram descontinuados.

Módulo folha de pagamento

Com isto a folha de  maio/21, cujo vencimento é em 07/06/21, ficará indisponível durante este mês, até ocorrer toda implantação do módulo da folha de pagamento da nova versão.

Estimativa

Estima-se que ela seja liberada entre os dias 17 e 23 de maio, contudo as folhas dos outros meses não serão afetadas e continuarão operacionais.

Módulo Web Geral

Este também será atualizado para a nova versão no dia 17 de maio,  este módulo é utilizado pelas empresas como um ambiente de contingência.

Com isto, todos os eventos lançados pela web, já estarão na nova versão, mesmo que haja um período de convivência de versões, os módulos web, quando estiverem atualizados, começam a operar somente na nova versão do eSocial.

Versões anteriores

Já os eventos já constantes na base do eSocial, que foram transmitidos pelas versões anteriores, continuarão sendo exibidos pelo sistema, logo poderão ser consultados normalmente.

Ressaltando que o sistema exibirá o evento com todos os dados informados pelo empregador, até mesmo os campos que não mais existem na nova versão.

Eventos interrompidos pela nova versão

Já os eventos que foram interrompidos pela nova versão, informados em versões anteriores, continuam disponíveis para consulta. Mas, neste caso, não terá como alterar ou excluir os eventos através do módulo web.

Por Laís Oliveira

Fonte: Rede Jornal Contábil .

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Ligue para nós!
Iniciar Conversa
1
Podemos ajudar?
Olá! Como posso te ajudar?
Clique na seta abaixo para iniciar uma conversa