Receita Federal lança site para regularizar CPF pela internet

Muitas pessoas que estão com problemas com seu CPF, vão poder resolvê-los sem sair de casa. Isso porque a Receita Federal lançou uma nova página em seu site, o “Meu CPF”, para quem precisa regularizar o documento.

A intenção é digitalizar os processos. Para quando for preciso comprovar legitimidade, a pessoa não precise sair de casa para ir até a Receita Federal para resolver. Bastará segurar o documento de identificação, tirar uma Selfie e enviar os dados por e-mail.

Você encontrará informações que esclarecem as principais dúvidas da população sobre o documento. Saiba algumas das irregularidades mais comuns explicadas pela Receita Federal na nova página.

Irregularidades mais frequentes

A Receita traz um infográfico repleto de informações. Através dele, são mostrados os problemas mais comuns ocorridos com o CPF e quais são os caminhos para regularizar a situação do documento junto ao fisco.

CPF suspenso: Quando acontecem erros nas informações ou dados incompletos; CPF pendente de regularização: Na maioria da vezes acontece quando o Imposto de Renda (IR) não é declarado; CPF cancelado: pode acontecer por decisão judicial ou duplicidade no documento. CPF suspenso poderá ser resolvido através da nova página da Receita, na opção “Alterar CPF”. Em relação ao CPF pendente de regularização, será necessário consultar uma prévia no portal e-CAC (para saber qual a declaração do IR não foi feita), para que você possa enviar e regularizar sua situação do CPF.

Para resolver o CPF cancelado, é bom saber que em alguns casos, será necessário ir a Receita Federal para atendimento presencial.

Em casos de falecimento do titular, nos casos que consta que a pessoa faleceu, sendo que ela está viva, é necessário comparecer à Receita apresentando documentos que comprovem o contrário.

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Ligue para nós!
Iniciar Conversa
1
Podemos ajudar?
Olá! Como posso te ajudar?
Clique na seta abaixo para iniciar uma conversa